Contato EPG.

Fale conosco.

Ao enviar os seus dados, concorda com que as suas informações deste formulário sejam processadas. O objetivo é responder aos seus pedidos de informação. Eu concordo com as Condições de proteção de dados.

A FAUN Umwelttechnik aumenta a eficiência dos processos de armazenamento e de produção

A FAUN Umwelttechnik GmbH & Co. KG é um dos principais fabricantes de veículos varredores e de coleta de lixo na Europa. A empresa de médio porte opera onze fábricas, nas quais cerca de 2.000 funcionários produzem uma ampla gama de veículos especiais. Na sede da empresa em Osterholz-Scharmbeck, a produção ocorre em um total de 15 linhas de montagem, que são fornecidas com componentes de um armazém interno e de um armazém externo. Para otimizar os processos logísticos entre a produção e o armazém, a FAUN decidiu introduzir um sistema de gerenciamento de armazéns profissional com o auxílio da EPG | LFS. O LFS está em uso desde outubro de 2020 e proporcionou, muito rapidamente, um aumento no desempenho da coleta nas torres Kardex.

Sistema de gerenciamento de armazéns EPG | LFS introduzido com sucesso

Desde gigantescas chapas de aço, tanques, bombas até aos mais pequenos parafusos — a FAUN Umwelttechnik requer uma vasta gama de componentes para a produção de recipientes de coleta de resíduos. Esses são estocados em Osterholz-Scharmbeck, em uma superfície de armazenamento com um total de 6.500 metros quadrados, a fim de permitir o suprimento atempado e otimizado das linhas de montagem. Em 2019, a empresa decidiu introduzir um sistema de gerenciamento de armazéns profissional para melhor organizar os vários artigos. A nova solução tinha como objetivo principal oferecer maior transparência em relação aos inventários e processos de armazenamento — como base para otimizá-los posteriormente.

Pesquisa on-line e treinamento on-line

A empresa pesquisou sistemas de gerenciamento de armazéns adequados, recorrendo a uma ferramenta on-line do Instituto Fraunhofer. Durante as negociações subsequentes com fornecedores de sistemas, rapidamente ficou evidente que a EPG, com mais de 30 anos de experiência, melhor atendia as necessidades do cliente. A FAUN aprecia particularmente a estrutura modular do sistema de gerenciamento de armazéns LFS, que oferece inúmeras possibilidades para uma expansão futura. Outro fator decisivo foi a oferta de um treinamento inovador, disponibilizado pela EPG | ACADEMY, que ensina os usuários como usar o sistema corretamente. "Ficamos particularmente satisfeitos com a organização rápida e profissional do treinamento on-line durante a pandemia da COVID 19", disse Ronny Lößner, responsável pela implementação na FAUN Umwelttechnik. "Assim, apesar das circunstâncias, não houve atrasos em nosso projeto e pudemos iniciar as operações com o LFS, conforme planejado".

Simon Reininghaus, gerente de projetos da EPG, elogia a cooperação construtiva durante a fase de implementação: "A equipe do projeto dispõe de excelentes conhecimentos sobre os processo, pelo que foi capaz de integrar rapidamente os processos no LFS durante a customização". Como resultado, apenas duas semanas após a implementação do sistema, a FAUN pôde registrar os primeiros efeitos positivos no desempenho dos colaboradores: O desempenho de coleta e preparação dos artigos já era maior nesta fase, do que antes da introdução do sistema.

Mais eficiência graças à nova estratégia de coleta e de preparação dos artigos

Uma grande parte do aumento da eficiência foi devido à conversão da metodologia para o “Multi Order Picking”. Os colaboradores da FAUN podem assim processar vários pedidos individuais em paralelo. Isso permite economizar deslocações e aumentar significativamente o desempenho de coleta e de preparação dos artigos. "A coleta e preparação dos artigos nas quatro torres costumava ser nosso tendão de Aquiles", explica Katharina Beck, Diretora do departamento de Logística da FAUN. "Os funcionários só podiam processar pedidos um após o outro e tinham que deslocar-se de torre em torre. Com o LFS, agora é possível combinar vários pedidos individuais que são controlados de forma inteligente. Agora, os funcionários processam mais pedidos no mesmo tempo". Para aproveitar ao máximo este potencial, a FAUN instalou duas novas torres Kardex nas quais as bandejas podem ser controladas automaticamente através da troca de telegramas, eliminando a necessidade de entrada manual no painel.

Outros projetos em planejamento

Beck assume que o desempenho continuará aumentando à medida que a FAUN explorar todas as possibilidades do sistema de gerenciamento de armazéns. Assim, por exemplo, em breve serão acrescentados novos Dashboards para facilitar a análise e avaliação de valores-chave. Eles permitirão aos funcionários identificar mais rapidamente eventuais fragilidades nos processos e aumentar os potenciais de otimização. A transparência aumentou significativamente no gerenciamento de estoques: o local de armazenamento exato dos vários componentes é agora identificado com precisão absoluta. Além disso, os pedidos de curto prazo das linhas de montagem são imediatamente visíveis no sistema, graças à implementação dos pedidos em tempo real. Para o futuro, a FAUN pretende alargar essa transparência para outras áreas da empresa. Nesse seguimento, a FAUN já adquiriu um módulo adicional que lhe permitirá mapear não apenas os processos de armazenamento, mas também o fluxo de mercadorias entre os grupos de máquinas. Esse sistema de controle de transporte deverá ser implementado já no próximo ano.